quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Concurso Banco do Brasil - Inscrições, Edital, Faixa Salarial



Praticamente todo o ano, o Banco do Brasil abre concurso público através da Fundação Carlos Chagas para o cargo de Escriturário – cargo inicial para todo novo funcionário concursado do Banco. Uma prática que ocorre há, pelo menos, 10 anos é que todos os concursos do Banco do Brasil não possuem um número exato de vagas e nem um mínimo, sendo sempre feito com o objetivo de formar um cadastro de reserva para novos funcionários.

Outro ponto é que os concursos para o Banco do Brasil deixaram de ser realizados em todo o país, ou seja, não são mais nacionais e passaram a ser regionalizados o que torna possível um candidato fazer o concurso para várias regiões do país, inclusive, em um mesmo ano.

Embora a procura pelo concurso do Banco do Brasil ainda seja grande, a mesma tem diminuído nos últimos anos devido ao baixo salário, sendo que para aqueles candidatos que são verdadeiramente concurseiros e acabam sendo aprovados em um outro concurso não optem por assumir o cargo no Banco se forem convocados.

As exigências para assumir a função de escriturário, além de ser aprovado no concurso público é ter, pelo menos, o ensino médio completo e uma idade mínima de 18 anos até o momento da data de contratação. O salário, se levarmos em conta o último edital, é de R$ 1.892,00 para uma jornada de 30 horas semanais, além de receber a PLR (participação nos lucros e resultados).


Ainda de acordo com o último edital para concurso público do Banco do Brasil o valor para a inscrição era de R$ 40,00, sendo que a prova é dividida em duas etapas: uma prova objetiva com base em conhecimentos gerais e específicos e uma prova discursiva, ou seja, uma redação.


Os funcionários do Banco do Brasil, uma instituição financeira de economia mista (tem participação maior do Governo Federal, mas tem ações vendidas na bolsa de valores), são contratados pelo regime celetista (CLT), sendo que, inclusive, pode ascender profissionalmente dentro da instituição e só pode ser demitidos caso seja aberto um processo administrativo e o seu resultado leve a uma demissão por justa causa por alguma fraude gravíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.