quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Concurso IBAMA - Vagas, Salario, Inscrição e Informações



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou durante o primeiro semestre de 2013 em parceria com o CESPE/UnB, concurso público para provimento de 108 vagas para o cargo de Analista Ambiental, sendo que o mesmo é subdividido em três temas: 1 – licenciamento ambiental; 2 – monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental; 3 – gestão, proteção e controle da qualidade ambiental.

O salário inicial para os aprovados no concurso é de R$ 5.441,24, onde o certame tem um prazo de validade de dois anos podendo ser prorrogado ao final deste período pelo mesmo prazo – fato este que ocorre com a grande maioria dos concursos realizados em nível federal no Brasil.

Caso você tenha perdido este concurso, porém tem interesse em começar a se preparar para o novo certame – ainda sem data definida para ser realizado – é possível ter acesso a todo o conteúdo programático, assim como a todos os modelos de provas e gabaritos oficiais através do site do CESPE/UnB.

A prova foi dividida em duas partes: conhecimento básicos, onde foi cobrado dos candidatos temas como Língua Portuguesa, Atualidades, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Legislação do Setor de Meio Ambiente. Na segunda parte, conhecimentos específicos, os candidatos foram questionados com relação ao tema escolhido, conforme abaixo:


Tema 1 – Licenciamento ambiental: Licenciamento Ambiental Federal, Socioeconomia Relacionada ao Licenciamento Ambiental Federal e Infraestrutura & Gestão Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal.

Tema 2 – Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria Ambiental: Informática, Raciocínio Lógico, Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria Ambiental.

Tema 3 – Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental: Língua Inglesa, Gestão de Resíduos Sólidos e Substâncias Perigosas, Proteção da Atmosfera, Poluição Sonora, Remediação Ambiental e Dispersantes Químicos, Noções de Pedologia, Noções de Fitossanidade, Segurança Química, Noções de Química Ambiental e Noções de Ecotoxicologia.

Das 108 vagas abertas no concurso, as mesmas foram apenas para os estados do Rio de Janeiro e Distrito Federal e o concurso encontra-se, atualmente, na fase de convocação e admissão dos aprovados para suas respectivas vagas nas Superintendências, Centros Especializados ou na própria Administração Central do IBAMA.


Como o Instituto possui um grande déficit de profissionais nos demais Estados da Federação é provável que para 2014 seja aberto novo concurso público visando alocar novos funcionários para outras regiões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.