quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Concurso MAPA - Dicas, Vagas, Inscrições, Edital



Está previsto para este ano de 2013 o lançamento de edital para Concurso Público para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visto que o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), inclusive, ampliou a autorização no número de vagas para incremento no quadro de pessoal do Ministério.

A partir da portaria 327/2013 do MPOG o número de vagas passou a ser de 796, além de impor que o MAPA tem um prazo de seis meses para o lançamento do respectivo edital e mais seis meses para a homologação do resultado final do concurso público.

Vale ressaltar que o último concurso público para o cargo de Fiscal Federal Agropecuário (que é onde está a maior quantidade de vagas) foi realizado no ano de 2006 e seu prazo de validade expirou em 2008, ou seja, faz 5 anos que nenhum novo funcionário é empossado no cargo.

Diante desse fato, o Ministério da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento tem pressa na realização do concurso, pois o déficit de funcionários é muito grande em todos os Estados da Federação. Além do cargo de Fiscal Federal Agropecuário que terá 172 vagas, o concurso contemplará, também, 50 vagas para Agente de Atividades Agropecuárias, 100 para Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, 25 vagas para Administrador, 50 para Agente Administrativo, 2 Bibliotecários, 6 vagas para Contador, 4 para Economista, 5 para Técnico em Contabilidade, 2 para Psicólogos, 3 vagas para Geógrafos e 3 para Engenheiros.


Dos cargos listados acima, uma grande parte, segundo a portaria do MPOG, será utilizada para a substituição de agentes terceirizados que estão ocupando os cargos (374 vagas). Isso significa dizer que serão abertas apenas 48 novas vagas dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Das 422 vagas que serão colocadas em concorrência no Concurso Público apenas o Estado do Rio de Janeiro não será contemplado com nenhum novo profissional, pelo menos, neste primeiro momento, sendo que o Rio Grande do Sul receberá 96 novos profissionais e será o que mais receberá.

Como o último concurso foi realizado a muito tempo, os conteúdos programáticos estão um tanto quanto desatualizados e, por conta disso, sugerimos que você comece a estudar as disciplinas básicas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e, até mesmo, Língua Estrangeira para estar um passo à frente dos outros candidatos.


O edital do concurso MAPA sera divulgado mais a frente juntamente com mais informações fiquem atenção ao site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.