quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

NUMEROS DE CPF - Informações sobre CPF - Origem do CPF



O CPF conta com pelo menos onze algarismos onde os dois últimos números são chamados de dígitos verificadores, estes que são criados a partir dos nove primeiros validando todo o número de como um todo. Com isto o cálculo dos dígitos é realizado em pelo menos duas etapas se utilizando assim de um módulo de divisão de número 11.

Como se compreender as origens de um CPF


Uma forma que é bastante interessante para se conferir os números do CPF é identificar o estado onde ele foi emitido. Este é um número correspondente ao último algarismo existente anterior dos dois últimos dígitos de controle.

Veja a seguir alguns códigos que tem a sua correspondência para outros estados brasileiros


1. Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins;

2. Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima;

3. Ceará, Maranhão e Piauí;

4. Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas;

5. Bahia e Sergipe;

6. Minas Gerais;

7. Rio de Janeiro e Espírito Santo;

8. São Paulo;

9. Paraná e Santa Catarina;

0. Rio Grande do Sul.


Informações adicionais sobre o CPF


O número do CPF é considerado como único e definitivo. E se este número for esquecido é importante se tentar localizar o número através do comprovante de inscrição do CPF este que poderá ser impresso na página da Receita Federal através da internet, com a utilização de um código ainda obtido através das unidades de atendimento.

Recentemente foi lançado pelo governo o e-CPF que nada mais é do que um tipo de documento eletrônico existente em forma de certificado digital que garante toda a autenticidade e ainda a integridade da comunicação realizada entre pessoas físicas e ainda a Secretaria da Receita Federal. Este documento serve para entregar declarações de renda ou ainda para outros documentos considerados eletrônicos com uma total oposição existente de assinatura digital. É difundido ainda a sua utilização na assinatura digital de sites e além disto de câmbio, futuramente outros contratos bancários deverão solicitar também informações relativas a este documento. Por isso é importante sempre ter o seu CPF de forma precisa e utilizado todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.