quinta-feira, 5 de junho de 2014

PROTOCOLO DE KYOTO - O que? Objetivos e Medidas - Resumo

O Protocolo de Kyoto tem como principal objetivo firmar acordos e também discussões internacionais para de forma conjunta estabelecer e realizar diversas metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera.

PROTOCOLO DE KYOTO - O que? Objetivos e Medidas - Resumo
(Foto: Divulgação) Protocolo de Kyoto O que? Objetivos e Medidas - Resumo

O que é Protocolo de Kyoto?


O modelo foi estabelecido em 15 de março de 1998, mas entrou em vigor mesmo em 16 de fevereiro de 2005, após ter sido negociado na cidade de Kyoto no Japão.

Os especialistas afirmaram este padrão para reduzir as emissões de gases poluentes. Pois, estes efeitos são malignos à atmosfera e também são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. Além de prejudicar a vida humana na terra, devido as consequências que eles são capazes de trazer.

A proposta que se apresenta no documento, é de que contém um cronograma do qual os países são obrigados a reduzir, a quantidade de 5,2%, a emissão dos gases poluentes. A primeira fase deste acordo aconteceu durante o período de 2008 e 2012. Estes gases são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Alguns deles são eliminados principalmente pelas indústrias.


O problema é que a emissão destes poluentes acontece em vários setores econômicos e ambientais. Dessa forma, é necessário que todos os países adquiram a consciência e colaborem para conseguir atingir as devidas metas.

O protocolo possui algumas ações comuns, e entre elas estão o aumento no uso de fontes de energias limpas como os biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar e a proteção de florestas e outras áreas verdes; otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo e uso nacional; e a diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.

Mecanismos e Medidas, Expectativas do Protocolo de Kyoto


Os especialistas em clima e meio ambiente esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto garanta a diminuição da temperatura global entre 1,5 e 5,8º C até o final do século XXI. Desta maneira, será possível evitar as catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro.


O que você acha sobre o Protocolo de Kyoto? Acredita realmente que fará a diferença? Comente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.