quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cloridrato de Ciclobenzaprina - Indicação, Bula, efeitos

O cloridrato de ciclobenzaprina é uma substância utilizada na composição de relaxantes musculares, comercializado no Brasil com alta referência, graças ao medicamento da marca comercial Miosan.

Este relaxante muscular é frequentemente utilizado no tratamento de espasmos musculares, tratando contrações musculares anormais associadas com dores destoantes e constantes (somente as de origem musculoesquelética). 

Cloridrato de Ciclobenzaprina - Indicação, Bula, efeitos
(Foto: Divulgação) Cloridrato de Ciclobenzaprina - Indicação, Bula, efeitos colaterais


Indicação do Cloridrato de Ciclobenzaprina


Este medicamento é indicado no acompanhamento de outras medidas de tratamento muscular, como fisioterapia e repouso constante, que ajudam a aliviar os sintomas. Tensões musculares como lombalgias (dores agudas na região lombar da coluna), fibromialgias (síndromes caracterizadas por dores musculares difusas), periartrite escapulo-umeral (incapacidade funcional na articulação do ombro), cervicobraquialgias (inflamações na origem ou no trajeto do nervo), entre outras tensões ou problemas musculares.

Cada comprimido do medicamente de cloridrato de ciclobenzaprina contém 5mg, contando com o acompanhamento das seguintes substâncias (segundo a fórmula farmacêutica): Microcristalina, fosfato tricálcico, croscarmelose sódica, lactose, estearato de magnésio, dióxido de titânio rutilo, óxido de ferro, hidroxipropilmetilcelulose, polietilenoglicol e água deionizada. 


Bula do Cloridrato de Ciclobenzaprina


O medicamento deve ser utilizado apenas a partir do receituário clínico. Segundo a bula, o medicamento é contraindicado durante e até duas semanas depois de tratamentos com medicamentos inibidores de monoaminooxidase, podendo causar hipertermia, convulsões e até a morte.

O medicamento também é contraindicado em casos como infarto agudo do miocárdio recente, insuficiência cardíaca, arritmias, hipertireoidismo, bloqueio de ramo ou transtornos de condução.

Seu uso é oral, indicado no tratamento de adultos. Pacientes que apresentam glaucoma ou retenção urinária não devem usar o medicamento. O medicamento não é recomendado no tratamento de gestantes. 



Efeitos Colaterais do Cloridrato de Ciclobenzaprina


As reações adversas mais comuns a partir do uso do remédio são sonolência, tonturas, boca seca e enjoos. O medicamento também pode influenciar em outras substâncias, aumentando os efeitos do álcool, de barbitúricos, de antidepressivos tricíclicos e parassimpaticolíticos.


Afetando uma parte do sistema nervoso central, o medicamento pode reduzir a capacidade física ou mental requisitada para determinadas atividades, como operação de máquinas, direção de veículos, entre outros. A dosagem excessiva pode causar confusão temporária, distúrbios de concentração, alucinação visual, agitação, reflexos hiperativos, rigidez matinal, vômitos ou hiperpirexia, além de qualquer reação descrita como colateral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.