terça-feira, 19 de agosto de 2014

Compania ou companhia Qual é o Certo? Descubra!

A língua portuguesa reserva uma gramática um tanto quando complicada para muitas pessoas que estão aprendendo o idioma. Além disso, até mesmo para os próprios nativos, a gramática pode ser muitas vezes o pior inimigo.

Em meio a tantas conjunções verbais, com diversos tempos, o idioma também apresenta um grande leque de palavras, que em muitos casos podem nos confundir e muito. Por exemplo, você algum dia já deve ter se confundido e não sabia se o correta era falar “compania” ou também “companhia”.

Afinal, entre estas duas palavras será que existe mesmo uma certa e a outra totalmente errada e inadequada? Ou será que dependendo do contexto do qual será tratado, uma dessas palavras se encaixa melhor?


Compania x Companhia


Bem, neste texto você vai descobrir de maneira simples e fácil qual é a forma certa desta palavra. Então, antes de qualquer coisa se você estava utilizando a palavra “compania”, é preciso saber de que ela está completamente incorreta.

Isso porque, a forma adequada de escrita da palavra é companhia. Já a outra, a palavra compania está errada. A palavra “companhia” é um substantivo comum feminino que é utilizado sempre que alguém quer se referir do ato de acompanhar ou ser acompanhante de alguém.

Portanto, companhia é sinônimo de acompanhamento, presença, acompanhante, companheiro, contato, convivência, entre uma série de outros sinônimos da palavra. Seguem alguns exemplos dos quais podem ser perfeitamente empregados com a palavra:


  • Estou precisando de uma boa companhia para hoje.
  • Veja o bonito bailado desta companhia de dança.
  • Gosto da companhia de meus amigos.

E para você não se confundir mais, uma dica é que todas as palavras cognatas de companhia também são escritas com nh, isto é, companhia, companha, companheiro, acompanhar. Dessa forma, agora fica difícil de confundir a sua escrita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.