domingo, 31 de agosto de 2014

Organograma Funcional - Oque é? Pra que serve?

O organograma nada mais é do que uma espécie de diagrama que é muito utilizado para poder conseguir representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou também a distribuição dos setores, unidades funcionais, cargos e a comunicação entre eles.

Dessa forma, existem alguns tipos de organogramas, entre eles o organograma funcional.


Para que serve organograma funcional?


Organograma funcional é usado para representar as relações funcionais dentro de uma organização. Somente não serve para representar nenhum tipo de relações hierárquicas.


Quando surgiu organograma funcional?


O termo de organograma foi inventado por volta de 1856 pelo norte americano Daniel C. MacCallum quando ele administrava as ferrovias nos Estados Unidos. A partir daí, desde esta época os organogramas são muito usados como uma ferramenta fundamental e importante para as organizações. Pois, é através deste diagrama que todos conseguem ter uma base correta a respeito da hierarquia de uma empresa.

Representando assim de maneira gráfica toda a estrutura de gerenciamento de uma organização, como os gerentes de departamento e funcionários que não sejam do departamento de gerenciamento em uma empresa.



Tipos de Organogramas além do funcional



  • Organograma vertical que também chamado é conhecido como clássico, é mais usado para representar de forma clara e objetiva a hierarquia na empresa.

  • Organograma circular ou também chamado de radial, é exatamente o contrário do vertical, pois é muito usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, e assim não se representa a hierarquia. Ele costuma ser mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se deseja ressaltar a importância do trabalho em grupo.

  • Organograma horizontal também foi criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica um pouco menor pelo fato dessa relação ser feita de forma horizontalmente. Isto quer dizer que o cargo mais baixo na hierarquia não está localizado em uma posição abaixo dos outros, pois isto pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância. Por isso, fica ao lado.

  • Organograma matricial é usado para representar a estrutura das organizações que não possuem uma definição clara e objetiva das unidades funcionais, e sim os grupos de trabalhos por projetos que podem ser temporários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.