segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Peça ou Pessa? Qual é o Certo? Descubra!

Numa língua tão ampla quanto a língua portuguesa, as vezes acaba surgindo uma dúvida sobre a grafia de determinada palavra e sobre sua utilização no nosso vocabulário. Existem várias palavras, conhecidas como homônimas, que são escritas e pronunciadas da mesma forma, mas apresentam significados diferentes. A palavra folha, por exemplo, se refere tanto a uma folha de árvore, gerada a partir do crescimento de uma planta, quanto uma folha de papel, utilizada para escrever.

 Peça ou Pessa? Qual é o certo? Descubra!
(Foto: Divulgação)  Peça ou Pessa? Qual é o certo? Descubra! 

No meio desta confusão, acabamos encontrando também algumas palavras que são iguais, mas têm trocas de letras que alteram seu significado. Um exemplo desse tipo de situação acontece com as palavras acento e assento, que significam, respectivamente, um sinal gráfico usado como ferramenta gramatical (acento agudo, acento circunflexo...) e um espaço onde nos sentamos (assento de ônibus, assento de teatro, entre outros).

Outra confusão comum é entre as palavras concerto e conserto, que indicam uma sessão musical (uma orquestra, por exemplo) e uma restauração ou manutenção (trabalho executado por mecânicas, no conserto de automóveis).



O Certo é Peça ou Pessa?


Se envolvendo nesse mesmo dilema da confusão com as palavras, encontramos a dúvida relacionada às palavras peça e pessa. Muitas pessoas acreditam que pelos diferentes significados de peça, algum destes possa apresentar uma grafia diferente. Mesmo sendo um equívoco bem comum, é um problema desnecessário: A palavra pessa não existe!

Pode eliminar esta opção do seu dicionário pessoal. A palavra peça, mesmo com amplos significados, é escrita da mesma forma em todos eles, sendo um bom exemplo de palavra homônima.

A palavra “peça” pode ser a definição de uma parte de alguma coisa (uma peça de carro ou uma peça do jogo de xadrez), uma peça de teatro (apresentação ou show teatral) ou ainda um verbo, caracterizando a forma conjugada do verbo irregular “pedir” no presente do subjuntivo (que ele peça ou que ele peça) ou na terceira pessoa do imperativo. O verbo pedir é utilizado para justificar o ato de solicitar, reclamar ou querer.


Para evitar situações constrangedoras, é importante manter sua atenção na hora de escrever, esclarecendo suas dúvidas tanto na internet quanto no dicionário mais próximo. Tire suas dúvidas e escreva bem sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.