segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como Fazer Calculo Exato do FGTS - Como Funciona o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma medida trabalhista muito popular, criada na década de 60 para garantir a proteção do trabalhador demitido sem justa causa. Esse fundo serve para garantir que o trabalhador possa ter a chance de formar ou manter um patrimônio, além de adquirir sua casa própria e garantir que ele se mantenha estável em seu estilo de vida. 

Como Fazer Calculo Exato do FGTS -  Como Funciona o FGTS?
(Foto: Divulgação) Como Fazer Calculo Exato do FGTS -  Como Funciona o FGTS?

O FGTS também trabalha financiando programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana, todos os programas relacionados ao benefício da sociedade. 


Como funciona o FGTS


O valor do depósito do FGTS é feito pelo empregador, responsável por manter a estabilidade do profissional até que ele consiga acertar sua situação financeira, e é realizado até o sétimo dia útil do mês subsequente ao mês trabalhado. O FGTS não é descontado do salário, e é uma obrigação do empregador, com exceção de casos relacionados ao trabalho doméstico.

Têm direito ao FGTS os trabalhadores: Urbanos e rurais, diretores não empregados (não pertencem ao quadro de pessoal da empresa), avulsos (estivadores, conferentes, vigias portuários, entre outros) ou empregados domésticos que trabalham sobre a condição de recolhimento do FGTS.



O FGTS pode ser sacado desde que o profissional seja demitido sem justa causa, tenha seu contrato terminado por prazo determinado, tenha seu contrato rescindido por extinção total ou parcial da empresa, tenha seu contrato rescindido por culpa recíproca ou força maior, seja aposentado, conte com necessidade pessoal (emergências decorrentes a desastres naturais ou em situações de risco de calamidade pública), seja suspenso do trabalho avulso, venha a falecer, tenha idade superior ou igual a 70 anos, seja portador do vírus HIV, seja dependente de neoplasia maligna (câncer), seja portador de doenças graves ou em estágio terminal ou precise de financiamento habitacional.


Como fazer o cálculo exato do FGTS


Para calcular o FGTS, o profissional deve contar com seu salário médio, o número de horas extras realizadas, o valor dessas horas extras, os valores adicionais e seu tempo total de trabalho. Aplicados nesse cálculo devem estar os 8% que correspondem ao saldo FGTS. Em caso de dúvidas, consulte um contador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.